O LYNO METHOD

O “Lyno Method” é uma entidade não terapêutica de conhecimento fornecendo um sistema para identificar padrões de errôneos de movimento, a fim de recuperar a mobilidade plena e apoiar um corpo mais equilibrado, flexível e completamente funcional.

O TESTE FROM

O Teste FROM de Lyno consiste de 65 testes de mobilidade funcional e que capacita o profissional em preparar um perfil dos padrões de movimento de seu cliente. As funções do corpo como um modelo de tensegridade, que significa que cada parte do corpo é conectada ao restante e a disfunção e/ ou o movimento travado em uma área tem um efeito distinto em todas as outras partes do corpo. O Teste FROM é projetado em gerar um registro completo dos movimentos por todas as partes do corpo e a analise deste teste capacita o profissional em projetar após um programa de tratamento que irá incluir a facilitação de movimento em áreas restritas e o recondicionamento de novos padrões equilibrados de movimento. Este teste é repetido e completamente registrado no inicio de cada sessão de Lyno, que além dos registros de evolução do cliente, também fornece a “Lyno Academy” com uma fonte rica de material de pesquisa continua e dos dados baseados em evidências. Uma das vantagens principais do Teste FROM é que ele fornece medidas precisas de movimento por todas as partes do corpo. O profissional, bem como o cliente, podem perceber o progresso, que traz um impacto enorme mentalmente positivo.

LEIA MAIS


O TESTE BUNKIE

O Teste BUNKIE mostra quais trilhos miofasciais estão disfuncionais.

A altura do Bunkie (banco) é determinada pelo comprimento do braço superior do cliente.

O pé que segura o peso no Bunkie determina qual a linha deve ser testada, em outras palavras, se seu pé direito está no Bunkie, você está testando a linha direita.

Nunca levante o pé mais alto do que 10 cm do Bunkie, a ideia é para remover o peso da perna.

É importante que o cliente mantenha a forma correta enquanto realiza o teste:

  1. Linha de Força Posterior: os quadris devem ficar nivelados, os dedos dos pés para cima, os pés não são rotacionados.
  2. Linha de Estabilização Posterior: os quadris devem ficar na altura dos ombros e nivelados, os dedos de pés para cima, os pés não são rotacionados.
  3. Linha Anterior: o corpo deve ficar paralelo ao piso, os pés planos no Bunkie, o corpo reto, as pernas retas sem torção.
  4. Linha Lateral: a cabeça, os ombros alinhados com a restante do corpo.
  5. Linha Medial: a cabeça, os ombros estão alinhados com o restante do corpo, o dedão do pé e o pé inferior devem tocar o Bunkie (banco).

O TESTE

  • Certifique que o cliente está na posição adequada antes de pedir ela(a) para elevar sua perna.
  • Use um cronometro para fazer a pontuação.
  • Corrigirá os erros de forma se necessário for.
  • O teste continuara mesmo se ela se sente fraca, ou ambos os ombros se sentem tensionados ou se ela começar a tremer.
  • Faça a pontuação quando:
    • Caso ela (e) se sentir um pouco incomodada (o) em qualquer parte de seu corpo.

Importante!
Não tente em fazer o Teste BUNKIE dentro das primeiras 6 semanas após uma cirurgia grande. Primeiro verifique com o médico caso não tiver certeza.

LEIA MAIS



O ANALISE

O Teste FROM, que consiste de 60 testes diferentes, que formam a base de uma analise de movimentos. Nós focamos nos seguintes padrões de movimento:

A Linha Anterior – flexionando o corpo para frente

A Linha Posterior – flexionando o corpo para trás

A Linha Media – mantendo as pernas juntas e a parte central do corpo

As Linhas Espirais Superiores – responsáveis para todas as rotações do corpo superior e pélvis

As Linhas Espirais Inferiores que apoiam o peso – responsável para todas as rotações da pélvis e das pernas na posição de transferência de peso

As Linhas Espirais Inferiores que não apoiam o peso – responsável para todas as rotações da pélvis e pernas na posição de não transferir o peso

As Linhas Espirais dos Braços – responsáveis para todos os movimentos dos braços (ligadas com as Linhas Espirais Superiores)

Discrepâncias no Teste de FROM fornecem as informações sobre os padrões de compensação, e a causa dos desiquilíbrio s e disfunções musculares.

Os resultados no Teste de FROM determinam se o corpo está preso em padrões de compensação disfuncionais.

O profissional irá preparar uma estratégica para eliminar as camadas nos padrões de compensação até que o corpo esteja alinhado e equilibrado.

Os Testes de Bunkie e Camber demonstram uma indicação clara da função das linhas lineares e são usados para determinar se o corpo está respondendo as liberações da fáscia.

Através do somatório de todos os resultados juntos dos Testes de FROM, Bunkie e Camber, o profissional de Lyno será capaz de definir claramente quais são os padrões de compensação no qual seu cliente se move. Estes padrões podiam incluir uma combinação de movimentos lineares, diagonais, espirais e ipsilaterais no corpo todo.

Os clientes frequentemente chegam à sessão reclamando que seus músculos ísquio-tibiais e músculos das panturrilhas são encurtados e seus músculos glúteos não estão flácidos.

Quando aplicamos o teste completo, talvez isto ira demonstrar que os músculos ísquio-tibiais estão travados encurtados em um lado, provocando a falha de apoiar nos músculos glúteos e que o padrão de travamento deste de espiral habitualmente é o responsável para a disfunção. Juntando as informações dadas pelo cliente e as informações coletadas pelos testes, o profissional tem agora capacidade e a habilidade de formar uma visão holística dos movimentos do cliente e de preparar um plano para recuperar os movimentos neutros e equilibrados. A meta do “Lyno Method” é não apenas criar uma conscientização dos movimentos corporais e padrões habituais, mas também para conduzir o cliente em direção aos movimentos neutros e padrões de movimentos cada vez mais eficientes.