Benita Kropman

BENITA KROPMAN

Fundadora

Benita Kropman, a fundadora do “Lyno Method®”, qualificou como uma fisioterapeuta no UFS em Bloemfontein, África do Sul, em 1982. Ela focou principalmente na terapia de esportes e especificamente trabalhou com triatletas pelos primeiros 14 anos de sua carreira. Nos meados dos anos 90, Benita mudou seu enfoque para prevenção de traumas e com o apoio do Dr. Ranel Venter, um mestre sênior do Departamento de Estudos dos Movimentos Humanos da University of Stellenbosch, onde ela desenvolveu o “Lyno Method®”, uma técnica baseada no equilíbrio biomecânico para poder quebrar os padrões de traumas.

EXPLORANDO A FÁSCIA – os primeiros dias

Através de seu contato com Marius Strydom, um “rolfer”, (um profissional que lida com dores e movimento corporal) ela ficou interessada nos princípios de Integração Estrutural e desenvolveu sua própria técnica de liberação de adensamento do ácido hialurônico a fim de facilitar a mobilidade muscular completa.


Em 2006, ela apresentou sua primeira pesquisa na Conferência Internacional de Pesquisa da Fáscia na Escola de Medicina de Harvard, Boston, EUA e em 2007 ela publicou seu primeiro artigo no “JOURNAL OF BODYWORK AND MOVEMENT THERAPIES” (JORNAL DE TRABALHO CORPORAL E TERAPIAS DE MOVIMENTO) (Volume 13, número 1, Jan. 2009) intitulado: O teste ‘Bunkie’: Avaliando a força funcional para recuperar função através de manipulação da fáscia.

Em 2009, ela foi questionada pela revista “THE RUNNER’S WORLD” (O MUNDO DO CORREDOR) para escrever sua própria coluna na revista como ‘A Terapeuta de Corrida’. Em 2013, ela foi convidada para ser palestrante na sessão de Podologia do Congresso da África do Sul em Johanesburgo e no mesmo ano ela apresentou um “workshop” no Congresso Internacional de “SportPhysio” (Fisioterapia de Esportes) em Pretoria e falou no “SSIA Leadership Performance Summit” em Newlands, Cape Town.

MUDANDO O ENFOQUE PARA REABILITAÇÃO DE MOVIMENTO No início de 2015, Benita afastou-se completamente da terapia e transformou o “Lyno Method®” em uma modalidade de “coaching” de bem estar/estilo de vida, com a meta principal de facilitar um corpo forte, equilibrado e completamente funcional, para otimizar o desempenho e aumentar a longevidade.

A “LYNO ACADEMY” A “LYNO ACADEMY” na ÁFRICA DO SUL A primeira “Lyno Academy” foi estabelecida por Benita em 2010 em Cape Town, África do Sul, onde o Lyno Method é atualmente ensinado como um curso interativo para profissionais nas áreas de medicina, esporte e bem-estar. Além de Benita, os cursos são também ensinados por Gabi Dekenah (Cape Town) e Jelize van Staden (Johanesburgo), ambas profissionais experientes em Lyno. A “LYNO ACADEMY” na ALEMANHA A Lyno Academy na Alemanha foi lançada em setembro de 2017 quando os primeiros dois cursos plenos de Lyno foram apresentados por Benita em Munique e Hanover. Ela e apoiada por Markus Strobl e Bettina Eberl, Profissionais de Lyno da Mühldorf am Inn O CURSO DE AVALIAÇÃO ONLINE Benita atualmente está no processo de desenvolver um curso de Avaliação completo de Lyno qual será apresentado online. A meta deste curso é para capacitar profissional médico bem como, treinadores de esportes para realizar a avaliação FROM completa a fim de, determinar se o paciente ou o atleta está preso em um padrão de trauma que podia ser a causa de um trauma crônico e recorrente.

O FUTURO

O “Lyno Method” tem desenvolvido imensamente no decorrer dos últimos 5 anos com uma comunidade de Profissionais de Lyno que cresce rapidamente no conceito de avaliação holística e gerenciamento da fáscia está se tornando cada vez mais popular. O ditado de Benita é “Trata a causa, não o sintoma” que esperançosamente no futuro próximo tornará a norma, ao em vez de uma visão somente alternativa.